BULLYING: VISÃO ESPÍRITA.



Atualmente convivemos lado a lado com a violência e lamentavelmente vemos os nossos jovens, adolescentes e crianças instigando um ao outro, até chegarem ao patamar das situações grotescas à agressão verbal e corporal.
 fonte:http://espiriteiro.blogspot.com.br/”O que viria a ser o bullying escolar? Seria quando um grupo de colegas de uma mesma escola, frequentemente da mesma turma, promove uma segregação, de forma repetitiva, tentando isolar um dos membros da turma, seja este membro rapaz ou moça, de forma que este fique isolado e sem ambiente na turma, o que gera muitas vezes na vítima, depressão, apatia, falta de motivação, baixa do rendimento escolar, falta de apetite e tendência ao isolamento (passa a não ter prazer em sair de casa ou a se relacionar com as pessoas) e vontade de trocar de escola.A motivação para essa conduta tem muitas causas, mas poderíamos relacionar algumas que nos parecem as mais frequentes: busca de poder no grupo (necessidade de dominar), egoísmo, vaidade, sedução, insegurança, necessidade de chamar a atenção para si, segregação racial, segregação de classe social (aluno bolsista) etc.A forma de execução do bullying acontece de muitas maneiras, sendo freqüente entre os rapazes o uso da força física ou psicológica e da intimidação, e entre as moças a mentira, a fofoca, a maledicência, e a difamação; todas de forma orquestrada, ou seja, de comum acordo e planejadas pelo grupo agressor, para desacreditar a vítima, de forma progressiva, numa atitude de franca antipatia, muitas vezes ignorando a vítima nos ambientes que ela freqüenta, como se ela não existisse, levando essa vítima a um stress com os sintomas relacionados acima, demonstrando a que nível de perversão alguns adolescentes estão chegando”.

  “ Claríssima está a importância do Espírito atingir a mocidade preparado intelectualmente e moralmente.Impostantíssimo esse Espírito manter o vínculo com os outros jovens em clima de estudo,troca de idéias e vibrações e com adultos em quem possa confiar e receber as vibrações e a força necessárias para vencer , muitas vezes,vícios e tendências negativas. Ingressará,assim, na idade adulta,amadurecido e fortalecido pela fé e confiança em si mesmo e em Deus, para enfrentar outras experiências que a vida lhe proporcionará,pois nenhuma fase da existência terrestre é perdida”.Do livro Educação do Espírito,Pg.71



 A base da verdadeira educação está com os pais, familiar e depois com os professores. A esta equipe denominamos de família universal. São na realidade os primeiros professores que Deus confiou na educação de seus filhos.

 Caberá a todos aprender a escutar e ouvir suas queixas, procurar vê-lo porque, na realidade lamentavelmente muitos não tem tempo se quer de dirigir nem mesmo um olhar, saber lidar com as diferenças, procurar senti-los ou seja amá-los. Por Que muitas vezes temos um filho que nos chama mais atenção do que o outro o qual denominamos de “ovelha negra”e este provavelmente é o que deverá ser mais trabalhado. Assim como, o oleiro trabalha para dar forma a um vaso. Mas, que dependerá de todos nós, viajores. Faremos uma pergunta: O que iremos colocar neste vaso?Flores ou espinhos? Porque nele poderá esconder-se um dos piores repteis. Sejamos cautelosos quanto a isto!.
Destacamos este texto retirado da página: http://centroespiritafraternidade.com.br/ver_atualidades.php?id=7 ‘Se detectamos o problema, devemos agir com rapidez, sendo, porém, a melhor forma de prevenirmos, adotarmos as seguintes posturas: * Não ceder às posturas que reforçam a agressividade; * Não reagir com violência a tais posturas; * Mostrar limites com explicações claras e firmes; * Ficar atentos para situações sofridas pelas crianças; * Observar se a criança destrói brinquedos, estraga paredes, mata animais e plantas, gritam sempre, reagem a tudo com birra; * Não endossar o egoísmo, orgulho, vaidade e ambição; * Elevar a capacidade de absorver prejuízos materiais e morais; * Ensinar o filho a se reconhecer e gostar de si como é; * Orientar a manifestar sentimentos e pensamentos de maneira equilibrada; * Ensinar o perdão; * Estimular um ideal superior, com base no Evangelho de Jesus; * Disciplina nas reações; * Respeito às diferenças; * Tolerância, paciência e compreensão; * Diálogo para solução dos problemas e; * Amor.” “A sociedade tem os instrumentos necessários para curar suas chagas, e nós, espíritas, temos mais recursos ainda, para compreendermos nossa posição de espíritos imortais, seguindo os esforços para nos livrar das sombras dos maus hábitos”. 
E nestes esforços sobretudo a Evangelização é o amor resgatando vidas ao Espírito em Evolução.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário